LogoJNA Notícias

Polícia Civil realiza reunião com Delegacias de Atendimento à Mulher

Encontro destaca integração para combate à violência de gênero no Mato Grosso do Sul

31/01/2026 às 10:03
Por: Redação

Em um encontro ocorrido na tarde de ontem (29), a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, através do Departamento de Polícia do Interior (DPI), promoveu a primeira reunião ordinária de trabalho junto às delegadas e policiais civis das Delegacias de Atendimento à Mulher (DAMs) do interior do Estado. O evento reuniu representantes da Polícia Civil, Judiciário, Ministério Público e políticas públicas para mulheres no auditório da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul, das 13h às 17h.

 

A reunião foi iniciada pelo Diretor do DPI, que apresentou um relatório estatístico sobre as DAMs em 2025. O levantamento mostrou alto desempenho institucional, com aumento de produtividade, redução dos boletins de ocorrência pendentes e diminuição do acervo cartorário, demonstrando uma gestão eficiente e resolutiva.

 

Também foi mencionada a intensificação das operações realizadas pelas unidades especializadas, incluindo mandados de prisão, buscas e apreensões e prisões em flagrante. Os dados indicaram que cerca de um quarto das prisões em flagrante no interior são decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

O evento também contou com a participação da Juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, que discutiu a violência institucional e a importância de práticas de atendimento com perspectiva de gênero, reforçando o papel das instituições na proteção integral das vítimas.

 

A Delegada Ariene Nazareth Murad de Souza falou sobre a atuação do Núcleo de Inteligência e do Escritório de Gestão de Projetos da Polícia Civil, destacando como metodologias modernas melhoraram as políticas de segurança pública.

 

O Promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro de Souza enfatizou o papel do Ministério Público no combate à violência de gênero e a importância da cooperação entre órgãos do sistema judicial.

 

O Superintendente Tiago Macedo dos Santos apresentou o papel da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul na coordenação de estratégias contra infrações penais, com foco na violência doméstica.

 

A Subsecretária Manuela Nicodemos ressaltou a importância da colaboração entre segurança pública, assistência social, saúde e justiça para enfrentar a violência doméstica.

 

No encerramento, o Diretor do DPI abordou os desafios para 2026, destacando metas para enfrentar a violência doméstica e o lançamento de uma discussão para criação da DAM Virtual, um serviço de teleatendimento para apoio às vítimas no interior. Foram reafirmadas metas de produtividade e a intenção de eliminar boletins de ocorrência pendentes.

 

Concluindo, o Diretor destacou a mudança de gestão do DPI, que agora adota uma abordagem proativa baseada em dados e evidências, visando fortalecer a proteção às mulheres e a segurança pública orientada por resultados.

 

© Copyright 2025 - JNA Notícias - Todos os direitos reservados