
Uma frente fria continental, vinda do norte de São Paulo e entrando no Rio de Janeiro pela Costa Verde, entre Angra dos Reis e Mangaratiba, causou um dia de tempo instável nesta segunda-feira (22). Rajadas de vento atingiram a capital fluminense, após um domingo de calor intenso, com mínima de 19,8ºC no Alto da Boa Vista e máxima de 39ºC em Guaratiba.
A mudança no tempo afetou a rotina da cidade. O Sistema Alerta Rio emitiu um aviso meteorológico de severidade alta, válido até a manhã desta terça-feira (23), prevendo pancadas de chuva com raios e ventos fortes a muito fortes.
Para esta terça-feira, a previsão é de declínio da temperatura, com céu nublado a encoberto, pancadas de chuva fraca a moderada e vento forte a muito forte de Sudoeste. A máxima não deve passar dos 24ºC, uma queda de quase 15ºC em relação à máxima de segunda-feira.
O Sistema Alerta Rio alerta para a possibilidade de rajadas de vento de até 90 km/h. Na segunda-feira, os ventos alcançaram quase 50km/h em Niterói e 48km/h no Aeroporto Santos Dumont, que não precisou ser fechado.
A Marinha emitiu alerta para a faixa litorânea entre Laguna (SC) e Arraial do Cabo (RJ), com previsão de vento forte. Pescadores e praticantes de esportes náuticos devem consultar os avisos antes de entrar no mar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de risco potencial de tempestade na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana.