Sexta, 04 de Abril de 2025

Golpes falsos usam nome de órgão público de MS para roubar dados

Vítimas recebem mensagens falsas com links maliciosos solicitando dados pessoais

03/04/2025 às 19:10
Por: Redação

O Procon de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta sobre fraudes que se passam pela instituição, órgão vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). Os golpes são disseminados por e-mails ou aplicativos de mensagens, contendo notificações falsas sobre supostas denúncias ou reclamações. As mensagens incluem links para "verificar autos", que direcionam para conteúdos maliciosos capazes de comprometer a segurança dos destinatários.

Angelo Motti, secretário-executivo do Procon-MS, explica que as comunicações legítimas do órgão utilizam exclusivamente o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o número fixo (67) 3316-9800, no caso de mensagens por aplicativos. "Na dúvida, consumidores e fornecedores podem recorrer ao nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800", reforça Motti. Ele também orienta que as tentativas de fraude sejam denunciadas, enviando cópias dos e-mails ou mensagens suspeitas para [email protected].

A recomendação é evitar clicar em links desconhecidos, já que criminosos têm se aproveitado dessa estratégia para induzir as vítimas a baixar arquivos ou acessar páginas falsas, sob o pretexto de consultar informações sobre reclamações. O órgão reforça a importância de desconsiderar e apagar imediatamente esse tipo de conteúdo.