Município de Aripuanã sanciona lei que cria o dia do garimpeiro a ser comemorado em 15/06

A aprovação contou com a articulação da diretoria da COOPEMIGA (Cooperativa De Mineradores E Garimpeiros Da Regiao De Aripuana).

Por Jna Notícias 21/05/2021 - 18:26 hs

  A Câmara municipal de aripuanã aprovou e a prefeita Seluir peixer sancionou a lei municipal 2.049/2021 que institui o dia do garimepiro no município de Aripuanã a ser comemorado todos os anos na data de 15 de junho.

  A homenagem para a classe trabalhadora dedicada a exploração mineral passa a constar no calendário oficial de datas comemorativas e eventos do município e autoriza os órgãos municipais em conjunto com cooperativas, empresas, sindicatos e associações organizem atividades em comemoração a data.

  A lei sancionada no dia 11/05 é de autoria dos vereadores Bartolomeu Casteliano, Jaime Yung (caxeta), Sineia Roque, Ademar Corsino (nene), Érica Aparecida Tatsh e Luciano Aparecido Demazzi e contou com a articulação da diretoria da COOPEMIGA (Cooperativa De Mineradores E Garimpeiros Da Regiao De Aripuana).

  Na justificativa os vereadores destacam a homenagem justa estabelecida em prol aos garimpeiros, a data 15/06 está atrelada ao dia da conquista da liberação da LO (licença de operação) para a exploração mineral de forma legal, conquistando assim o espaço e oportunidade de desenvolver suas atividades através do cooperativismo.

O presidente da COOPEMIGA, Antônio Vieira da Silva comemorou a sanção da lei e o reconhecimento da categoria por parte do poder público.