Funai nacional emite nota de pesar pela morte do líder indígena Nelson Mutzie

Por Funai 23/07/2020 - 18:15 hs

  A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, que uma das principais lideranças indígenas do estado de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa, veio a óbito na noite de quarta-feira (22), em Cuiabá, aos 48 anos.

  Atual Assessor Indígena do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Vilhena, Nelson ajudou a construir o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) da região noroeste do estado. Atuou também no apoio aos povos de Rondônia e do Mato Grosso, inclusive na linha de frente das ações sociais e de combate à pandemia.

  Além da relação com a saúde indígena, representando a comunidade mais de uma vez como Presidente do Conselho DSEI, o líder esteve na vanguarda de uma série de ações de promoção dos direitos indígenas, como a primeira biblioteca comunitária indígena de Juína.

  A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos da liderança. Nelson nos deixa um legado de luta e trabalho em benefício dos povos indígenas.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações da CR Noroeste do Mato Grosso