'Pensando raça e gênero no IFMT' superou expectativas e debateu relações étnico-raciais, desigualdades e gênero

Por Jna Notícias 29/11/2019 - 16:01 hs

  Nos dias 19 e 20 de novembro, semana em que se comemora o dia das consciência negra, aconteceu no IFMT – campus Juína o “I pensando em Raça e Gênero no IFMT”, evento coordenado pela comissão de Gênero e Minorias do IFMT do campus. O evento teve como ponto principal o debate com a comunidade escolar e acadêmica as relações étnico-raciais que permeiam o cotidiano escolar, como também a desigualdade de gênero persistente em nossa sociedade.

  No primeiro dia houve apresentações culturais, roda de conversa com vários segmentos da juventude e no período noturno aconteceu a mesa redonda composta pela professora Adriana Sales (SEDUC), Prof. Dánie de Jesus (UFMT) e mediada pelo professor Rafael Fortes (IFMT), No segundo dia, além das apresentações culturais, no período da tarde aconteceu a mesa-redonda sobre Africanidades, Religiosidades e Mitologias, composta pelas professoras Márcia Andréia Araújo (SEDUC), Lori Kack de Jesus (UNEMAT) e o prof. Sikiru Olaitan Balogun (AJES), sendo mediada pelos professores Wanderson Souza e Auísio Gonçalves de Farias, ambos do IFMT.

  Durante a noite do dia 20 a mesa-redonda intitulada: “Racismo, Sociedade e Cidadania”, foram discutidos temas relacionados ao racismo, feminismo, direito civis das mulheres, dentre outros temas, a mesa foi composta pelas estudantes Ana Luiza Pinto, Mariana Sacht, Gabriela Mendonça de Souza e também por Lois Lene Bento de Souza (COMPIR), Jamille Fernanda Ferreira de Souza (AJES), Maria da Cruz Santos (IFMT) e mediada pela professora Joyce Gotlib (IFMT).